domingo, 11 de dezembro de 2011

Memória Descritiva

Como era-nos pedido fazer uma pesquisa sobre o artista Joseph Cornell, o nosso trabalho da caixa tinha como objectivo basearmo-nos neste.
Muitos dos trabalhos de Cornell estão forrados com mapas, então decidi fazer o mesmo. Costuma, ainda, ter divisórias na caixa, e algo em que ele pendure coisas numa estaca horizontal revestida de mapas e foi isto que eu fiz. Revesti um pedaço de madeira com mapas e coloquei duas rolhas em cima deste, porque nos trabalhos de Cornell, em alguns, tinha a presença de rolhas forradas em mapas.
Porem, também se nota a presença de copos com esferas no seu interior, podemos ver que tambem usei esta ideia. Meti uns alfinetes em certas regioes do mapa, da a ideia que estou a escolher um destino ou algo. Resultado:







(FALTA A FICHA TÉCNICA)



Na pintura matérica, fiz 3 trabalhos.
No primeiro, baseei-me Tàpies, em que fiz um fundo vermelho com tinta acrílica misturada com areia, e no centro fiz uma cruz azul, usando também tinta acrílica misturada com areia. Num dos lados, fiz uns salpicos de tinta azul. Resultado:


Cruz Vermelha
25,9 x 28,9
Tinta plástico com acrílico e areia s/ cartão, gaze e papel s/ cartão



No segundo, fiz por conta própria, não me baseei em ninguém, usei tinta acrílica com areia por cima de um suporte que já tinha sido feito em aulas anteriores. Resultado:


O Foguetão
41,1 x 25,8
Tinta plástico com areia s/ cartão e papel s/ cartão



No terceiro e ultimo trabalho da pintura matérica, baseei-me em Urbano, visto que fomos ver uma exposição do mesmo. Usei um fundo de tinta acrílica com areia porque os trabalhos dele tinham uma certa textura, e eu queria dar a sensação que os trabalhos dele transmitiam. Usei a cor de fundo parecida a alguns dos seus trabalhos, e por cima disto, desenhei a carvão o q estava em cima da minha mesa, pois em certos trabalhos dele, o carvão era um dos materiais usados. Resultado:


Trabalho
21,8 x 27,1
Carvão s/ acrílico com areia s/ cartão prensado



Nos trabalhos da teoria da forma, também tenho 3.


22,5 x 35,9
Acrílico s/ papel vegetal s/ cartão prensado
Lei da semelhança




16,5 x 32,6
Acrílico s/ gaze s/ cartão
Lei do contraste




22,3 x 37,8
Acrílico s/ gaze s/ cartão prensado



Nos trabalhos da cartolina preta, usei as seguintes princípios:

Lei do contraste

Lei da concentração e do movimento coordenado

Lei da contemplação

Lei da concentração

Lei da proximidade

Negativo

Negativo

Contraste de localização

Sem comentários:

Enviar um comentário